

Liderança
1. Liderança atual
• Demonstrar o processo evolutivo contemporâneo e as consequentes mudanças de necessidades e expectativas dos clientes internos em relação ao processo de gestão;
• Enfatizar a necessidade do desenvolvimento contínuo para se obter resultados, através das pessoas, no competitivo mercado de trabalho;
• Introduzir conceitos de liderança e a nova realidade profissional do líder de pessoas;
• Trabalhar as competências necessárias para o desempenho das funções a serem desempenhadas pelo líder de pessoas.
2. Os processos de gestão de pessoas
• Discutir as funções básicas da gestão: Contratar, Motivar, Reter e saber Desligar;
• Discutir o conceito de motivação da equipe e as práticas de: recrutamento e seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho e potencial, reconhecimento e recompensa para a obtenção de melhores resultados;
• Avaliar CV’s para detectar competências necessárias aos cargos;
• Simular entrevistas para seleção de novos colaboradores;
• Trabalhar a importância do processo de avaliação de desempenho.
3. Avaliação de potencial x desempenho
• Esclarecer as diferenças entre Potencial e Desempenho;
• Estabelecer indicadores de competências para a avaliação de candidatos;
• Trabalhar a importância do processo de avaliação de desempenho e os instrumentos de avaliação de desempenho da Organização.
4. Técnicas de feedback
• Discutir as técnicas de dar e receber feedback e demonstrar a importância de sua prática constante no dia a dia de trabalho;
• Vivenciar o processo de dar e receber feedback e associá-lo ao processo de avaliação de desempenho da Organização.
5. Estilos de Liderança
• Vivenciar a diferença no clima de trabalho e nos resultados obtidos ao trabalhar-se com diferentes estilos de liderança;
• Discutir conceitualmente alguns estilos mais comuns de liderança.
6. Prática da liderança (comunicação, empatia, relacionamento e foco no resultado)
• Vivenciar os papéis de líder e liderado na execução de uma nova tarefa;
• Vivenciar as dificuldades para o atingimento das metas frente às limitações técnicas e comportamentais de líder e liderados.
7. Plano de Ação
• Trabalhar o conceito do ciclo PDCA e sua relação com as atividades de gestão de pessoas;
• Traçar um plano de ação no instrumento 5W2H para o desenvolvimento de competências para melhor desempenhar seu papel de líder de pessoas.
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